Teologia e Arte Sequencial


Este blog é um espaço que traz assuntos relacionados ao universo das histórias em quadrinhos sob o olhar de uma teologia de fronteira, isto é, de um pensamento teológico interdisciplinar voltado à arte, à cultura, ao pensamento de Rubem Alves. É igualmente um espaço para divulgação das pesquisas, trabalhos e exposições (de pesquisas e artigos científicos) desenvolvidos por mim, Iuri Andréas Reblin.


Portanto, se você está interessado(a), curioso(a) ou é fã de algum dos temas acima, sinta-se bem-vindo e bem-vinda e à vontade para interagir!

domingo, 6 de junho de 2010

Livro: Outros cheiros, outros sabores... o pensamento teológico de Rubem Alves

Embora este livro não verse sobre histórias em quadrinhos ou o universo dos super-heróis, as reflexões contidas nele foram o primeiro passo para eu pensar pensamentos diferentes a partir da teologia, meu locus originário de formação. Devo muito ao grande pensador mineiro Rubem Alves (e a minha esposa, que me apresentou a ele - e insistiu que eu o observasse mais de perto) e seu pensamento caleidoscópico sobre as coisas da vida - religião, educação, filosofia, teologia - que me ajudaram academicamente a trilhar meus próprios caminhos.

Modestamente, o livro é uma "delícia" para ser devorada por todos os amantes e críticos da teologia, da religião e dos mistérios da vida. Embora o texto seja fruto de minha dissertação de mestrado em teologia (defendida em 2007), a linguagem é relativamente simples e acessível, o que, inspirado pelo próprio Rubem Alves, não teria como ser diferente.

Assim, é uma sugestão de leitura que indica novos desafios para a teologia pensar seu lugar no mundo e para observar as diferentes teologias que são construídas, moldadas e reelaboradas diariamente nos meandros do cotidiano. O texto indica pensar e perceber uma teologia do cotidiano e/ou uma fringe theology, como gosto de chamar também, isto é, uma teologia na fronteira de seu campo, em diálogo com os infinitos e diversos causos, cosmovisões e hermenêuticas que se sucedem na literatura, na arte, na poesia, no cinema, na cultura em geral. Abaixo, seguem os dados completos da obra:



REBLIN, Iuri Andréas. Outros cheiros, outros sabores... o pensamento teológico de Rubem Alves. São Leopoldo: Oikos, 2009. 223p.

Compre aqui pela Livraria Cultura

Confira aqui a resenha crítica de Antônio Ozaí na Espaço Acadêmico

Nenhum comentário:

Postar um comentário