Teologia e Arte Sequencial


Este blog é um espaço que traz assuntos relacionados ao universo das histórias em quadrinhos sob o olhar de uma teologia de fronteira, isto é, de um pensamento teológico interdisciplinar voltado à arte, à cultura, ao pensamento de Rubem Alves. É igualmente um espaço para divulgação das pesquisas, trabalhos e exposições (de pesquisas e artigos científicos) desenvolvidos por mim, Iuri Andréas Reblin.


Portanto, se você está interessado(a), curioso(a) ou é fã de algum dos temas acima, sinta-se bem-vindo e bem-vinda e à vontade para interagir!

sexta-feira, 9 de março de 2012

Defesa da Tese de Doutoramento em Teologia

Foto: Kathlen Luana de Oliveira
Foto: Selenir Kronbauer
No dia 9 de março de 2012, às 8:30h, aconteceu a defesa da tese de doutoramento em teologia do teólogo Iuri Andréas Reblin, sob o título: "A Superaventura: da narratividade e sua expressividade à sua potencialidade teológica". A defesa contou com a participação dos seguintes avaliadores:

Arquivo Pessoal


Profª. Drª. Laude Erandi Brandenburg - (EST) (presidente)
Prof. Dr. Júlio Cézar Adam - (EST)
Prof. Dr. Remí Klein - (EST)
Prof. Dr. Waldomiro Vergueiro - (USP)
Prof. Dr. Nildo Viana - (UFG)




A tese delineou uma pesquisa pioneira na interface entre Histórias em Quadrinhos e Teologia, conquistando o conceito "A com Louvor". Seguem abaixo alguns comentários dos avaliadores acerca deste evento:

"As Histórias em Quadrinhos não precisam da universidade, mas a universidade precisa das Histórias em Quadrinhos. As Histórias em Quadrinhos não precisam da teologia, mas a teologia precisa das Histórias em Quadrinhos" (Prof. Dr. Waldomiro Vergueiro)

"É uma pesquisa inédita e de grande relevância não só para a área de religião e educação (estudos culturais e ensino religioso), mas também para a antropologia, sociologia e para a teologia como um todo, principalmente áreas que se ocupam com o diálogo com a realidade, a cultura e a contemporaneidade." (Prof. Dr. Júlio Cézar Adam)

"A temática é instigante e mesmo quem não tem o hábito de ler quadrinhos fica ou pode ficar encantado com sua abordagem" (Profª. Drª. Laude Erandi Brandenburg)

"Trata-se de uma tese inédita, de alto nível acadêmico, marcada e demarcada por uma boa fundamentação teórica e uma profunda reflexão teológica (não ortodoxa)." (Prof. Dr. Remí Klein)

"É um fã que se tornou pesquisador" (Prof. Dr. Remí Klein)

"É um desbravador." (Prof. Dr. Waldomiro Vergueiro)

"Quando a teologia se permite dialogar com HQs e superaventuras algo se move na terra... Também no céu, com certeza." (Prof. Dr. Júlio Cézar Adam)

"Apresenta uma temática relevante, social e acadêmcia" (Prof. Dr. Nildo Viana).

Arquivo Pessoal

Nenhum comentário:

Postar um comentário